terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PIB zero neste ano!

O IBGE divulvou a taxa de crescimento do terceiro trimestre deste ano: 1,3% - enquanto o governo federal divulgava em alto e bom tom que a economia brasileira cresceria 2%. Isso evidencia uma coisa: o Brasil não saiu tão rápido da crise financeira que assolou as economias do planeta e a recuperação não foi tão rápido o quanto se esperava.

Mas qual o motivo da economia não apresentar os indicadores previstos? O agronegócio. Este segmento, reponsável por 30% ou mais das exportações brasileiras teve péssimo desempenho, decresceu 2,5%. Mas por quê? A resposta esta muito bem descrita na reportagem "Riqueza Ameaçada" da revista VEJA - edição 2 143; ano 42; número 50; 16 de dezembro de 2009. Nas páginas 144 e 145 a revista mostra com uma riqueza de detalhes o porque o agronegócio que durante anos é responsável pelo bom desempenho da economia não deslanchou como o esperado.

As leis ambientais do país (código florestal), juntamente com o IBAMA e a crescente pressão internacional sobre a Amazônia faz o setor sofrer. Hoje em dia, produtores são tratados como bandidos pelo IBAMA e são impedidos de trabalhar e de aumentar a produção. Vários produtores são prejudicados pela insegurança jurídica que impera hoje nos campos brasileiros. Uma coisa é clara: a lei não pode retroagir e prejudicar os cidadãos e é exatamente o que esta acontecengo agora. Produtores que antes era aclamados pela ótima produção e colocar o país em um patamar invejado hoje são tratados com pessoas inimigos públicos.

O que os brasileiros não percebem, é que estes agricultores e pecuaristas estão produzindo alimentos, comida. O que você come hoje no seu almoço é graça a eles, e boa parte do que a população mundial come, é graças a nossa capacidade produtiva que exporta estes alimentos.

O governo federal esta comentendo um equívoco em não cuidar e incentivar nossos produtores, pois eles são responsáveis pelo crescimento do Brasil desde o tempo de colônia. Lembramos a cana de açúcar (para produção de açucar), posteriormente a borracha (biopirateada pelos ingleses), o café e atualmente a produção de vários grãos, frutas, etc... Condenar o agronegócio no país é condenar o o bom crescimento a longo prazo do Brasil. 

Em 2010, espera-se que o país cresça de 5% a 6 %. Com o agronegócio a todo o vapor, poderemos crescer muito mais.

Célio Jr.

Nenhum comentário: