terça-feira, 23 de setembro de 2008

ONGs denunciam 'genocídio' de guaranis

Cópias de um abaixo-assinado já começaram a circular na Espanha e devem chegar logo a outros países

Agência Brasil

 

BRASÍLIA - A campanha a favor da demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul está chegando à Europa. Cópias de um abaixo-assinado intitulado Basta de Genocídio: Pela Terra e Vida do Povo Kaiowá Guarani já começaram a circular na Espanha e devem chegar logo a outros países europeus.

Com o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e de ONGs, o documento já corre o Brasil e outros países da América Latina. Ele deve ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro.

O texto enfatiza que "a voracidade da monocultura do agronegócio" provocou o confinamento de 40 mil índios guaranis numa área de 20 mil hectares, em péssimas condições de vida. Citando casos de mortes de crianças por desnutrição, suicídios entre jovens e homicídio nas áreas indígenas, o texto conclui que existe "um quadro de genocídio" na região.

O documento lembra que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos Indígenas da ONU e da Convenção 169 da OIT, mas não cumpre os termos desses acordos.

Os índios e as ONGs também vão fazer uma campanha de esclarecimento entre a população do Estado. Seria uma forma de se opor ao "ódio contra os povos indígenas" que estaria sendo estimulado por "setores políticos e econômicos".

 

 Será que a notícia acima é verdade? 

Vejo aqui o mesmo que aconteceu na reserva indígena Raposa Serra do Sol. No momento em que o governo e os agricultores foram contra a demarcação contínua os índios patrocinados pelo CIR (ONG ligadas a países estrangeiros) percorreram a Europa pedindo apoio dos países e denunciando as  péssimas condições de vidas dos povos indígenas na região. Acredita nessas falsas afirmações quem é burro!

Como bom roraimense que sou, e como conheço a terra em que vivo afirmo com toda a certeza que os índios roraimenses são muito bem tratados! O governo do estado de RR fornece aos indígenas educação, saúde e condições dignas de moradia. Em cada maloca ou perto de cada uma encontra-se postos de saúdes, ambulâncias, escolas, luz (os índios nãp pagam pela luz que usam causando um enorme débito na Boa Vista Energia), etc. 

Para quem não sabe, mais da metade dos indíos são contra a reserva de forma contínua. Os indígenas da Raposa Serra do Sol são índios aculturados, integrados a sociedade e a politica (tuxauas são vereadores em certos municípios do Estado) e os índios encontram empregos no comércio local e nas fazendas.

Como ocorreu em Roraima, agora as ONGs espalham esta estupidez de "genocidio indígena" pela Europa e América Latina. Resultado disto? Pessoas enganadas e governos pressionarão o governo federal de todos os modos a homologar as terras indígenas e como Lula não aguenta pressão irá ceder! Quem perde? A população brasileira, em especial os agricultores que outrora tinham terras, produziam, geravam empregos e renda. Também perdem os índios, que serão segregados contra sua vontade e obrigado a voltar a viver como quinhentos anos atrás...

Célio Jr.

Nenhum comentário: