sábado, 17 de maio de 2008

Alencar é contra demarcação contínua em RR

O vice-presidente José Alencar, na condição de presidente interino, disse na noite de ontem, em Belo Horizonte, que é contra a homologação contínua da terra indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima.
"Os índios chegaram antes e tudo mais, mas, na minha opinião, elas [as terras] não devem ser contínuas, de tal forma que não matasse a produção que lá se realiza", afirmou Alencar.
Mas Alencar não criticou o governo federal pela homologação. Questionado se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha errado, ele disse: "Não acho que o presidente errou. O presidente é o presidente".
"Eu sempre respeitei as posições do presidente, mas a minha opinião é essa. Eu não vou deixar de dar a minha opinião."
O STF (Supremo Tribunal Federal) já recebeu várias ações contestando a demarcação contínua da reserva e vai decidir sobre o caso, ainda sem data marcada. Há uma semana, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que essa decisão é "prioridade".
Muitos dos que contestam a demarcação contínua defendem que sejam estabelecidas "ilhas" para os índios dentro da área em disputa.
(PAULO PEIXOTO)
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Nenhum comentário: