segunda-feira, 12 de maio de 2008

CONFLITO EM RORAIMA! Governo Federal aos poucs está acabando com o Estado!

Este é um email que mandei para o Senador Alvado Dias PSDB-PR e posteriormente recebi sua respota! Abaixo vocês irão ler o email enviado e a resposta que recebo do senador! Por favor divulguem o blog para seus pais, amigos, parentes, irmãos, primos, a todos! Quanto mais pessoas saberem sobre o que esta acontecendo no Estado de Roraima mais apoio ganharemos para esta luta contra a insanidade que esta ocorrendo no Estado de Roraima! O resto do Brasil precisa saber que os Estados do norte do país não é só mato e índios e sim tem cidades com brasileiros tão inteligentes e patriotas como os restante do país, assim poderão se informar sobre o que esta ocorrendo e poderão se juntar a nós nesta luta para haver justiça para índios e não-índios no Estado de Roraima!
Obrigado!

Em anexo segue email com respota:

Sou nascido e criado em Boa Vista - RR e tenho visto na televisão e principalmente na internet as noticias sobre meu estado e o desenrolar do caso sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Peço que vocês se informem, venham ao Estado e conheçam o local e saibam do que realmente acontece por aqui. É impossível discutir dos problemas se as pessoas não conhecem o assunto, é como eu querer ser médico sem ter estudado. Tem muitas coisas vinculadas na mídia erroneamente e muitas coisas que deveriam ser mostradas e não são. Uma delas é sobre o caso das ONGs que realmente atuam no estado de Roraima sem qualquer fiscalização e diariamente fazem coisas que afrontam o Estado Brasileiro.
Vossa excelência é um SENADOR DA REPUBLICA e deve zelar e lutar pelo bem de nosso país. Com esses poderes delegados a você pela sociedade brasileira você pode ter acesso a documentos e arquivos sobre a reserva e poderá ver que a FUNAI não tem uma opinião única sobre o assunto e faz as coisas sem estudo e sem medir as conseqüências para o país. O próprio EXERCITO BRASILEIRO é contra esse tipo de demarcação, e o senhor, com o seu poder, pode ir conferir você mesmo, conversar com generais e outras pessoas importantes no Exercito e pode vir ao meu Estado conversar com os oficiais, ver estudos, arquivos e trabalhos por eles feitos que provam que o que esta sendo feito com o Estado de Roraima é uma afronta a pátria que gerará em um futuro próximo conseqüências irreversíveis para o Brasil, como, por exemplo, perda de território. Senhor SENADOR, vejo nos jornais locais, que em certas áreas do Estado, como no Baixo Rio Branco, ONGs de diversas origens têm placas dizendo que o território em questão, é deles e não do Brasil. Tem fatos que envolvem até mesmo as forças armadas, como, por exemplo, quando um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) fez um pouso forçado na Reserva Indígena Ianomâmi e o Exercito foi prestar ajuda e encontraram estrangeiros, laboratórios e pistas de pouso na reserva e o pior, os índios que lá residem, foram instruídos por estrangeiros a evitar qualquer contato com os soldados do Exercito.
O Estado de Roraima é uma das regiões mais antigas do planeta, o planalto das Guianas ou Parede das Guianas, onde se encontra o Monte Roraima é um exemplo bem claro e foi uma das primeiras regiões a ser formada e por isso, o Estado abriga em seu subsolo uma enorme riqueza em minérios (urânio, cassiterita e vários outros) e pedras preciosas (ouro e diamante) que são tão vastas que as autoridades brasileiras não se sabe ao certo seu potencial. Lembro de uma ocasião, quando vi o Comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA) sediado em Manaus nos mostrou em uma palestra, o mapa de Roraima com as riquezas minerais e naturais mapeadas, depois nos mostrou o mesmo outro mapa do Estado com as reservas indígenas demarcadas e possíveis demarcações futuras e sobrepôs os mapas um em cima do outro e a imagem é impressionante, os locais onde tem as reservas minerais e naturais são reservas indígenas, não acho que isso possa ser uma simples coincidência.
Minha família reside a décadas no Estado. Meu pai é roraimense, meu avô era roraimense e meus bisavós eram roraimenses. Sou da quarta geração e lembro que na época no meu pai e de meu avô (que foram nascidos e criados em fazendas) não se viam índios e sim caboclos.
Não sou contra a demarcação, pelo contrario, sou a favor pois com a questão fundiária resolvida meu Estado poderá se desenvolver e dar uma vida melhor para seu povo. Meu estado não tem indústrias como no Amazonas por causa da dificuldade em se chegar lá que se da por meio aéreo ou de carro (até mesmo de carro é difícil porque na fronteira de Roraima com o Amazonas existe uma reserva chamada Waimiri Atroari que encerra o trafego de carros e caminhões impedindo-os de prosseguir viagem pela BR-174 que é Federal, a estrada fica fechada das 18:00 h até as 06:00) então meu estado depende da agropecuária e com a questão fundiária pegando fogo como as pessoas vão investir todas suas economias e anos de trabalho em um local onde você tem o titulo e a documentação da terra e anos depois a FUNAI diz que a terra é indígena, que você é invasor, paga uma indenização injusta que não dá nem para comprar terras em outro lugar do estado para a pessoa recomeçar tudo de novo! Como o Estado irá atrair indústrias para a região se elas não têm a garantia de suas terras? Como você põe em um local trabalho, suor, esperança que um dia não será mais seu? Com a questão Fundiária resolvida os roraimenses poderão seguir com suas vidas em paz e tentar ajudar o país que não os ajuda.
Não se engane SENADOR, as pessoas que lá residem estão cansadas e o pior, estão com raiva e se sentem afrontadas e partirão para briga, irão defender o que é deles de direito e isso não dará certo. Como o senhor pode verificar nos veículos de comunicação a situação esta ruim e pode se tornar uma guerra civil porque de fato, os agricultores se uniram em prol de sua causa e estavam se preparando para a luta tanto que a Polícia Federal (PF) anunciou que estavam preparados para guerra.
Peço, humildemente que o senhor, ajude o meu Estado. Se informe, vá a Boa Vista, fale com os agricultores que já abandonaram a área e foram "indenizados" e veja com seus próprios olhos o que nosso pais esta fazendo com eles!
Obrigado!

Segue em anexo um artigo retirado da Comunicação Social do Exercito que mostra diariamente noticia de todo o Brasil que é do interesse do Exercito e da segurança do país.

Demarcações estão acabando com Roraima, alerta general
José Maria Mayrink

O comandante do Exército na Amazônia, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, advertiu ontem, na abertura de um curso sobre segurança internacional e defesa - promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Universidade de São Paulo -, que o Brasil está caminhando para perder parte de Roraima, por causa da demarcação de terras indígenas.
“Roraima está acabando, porque o território indígena é maior que o do Estado”, disse o general, depois de criticar a política indigenista brasileira que, em sua avaliação, “está na contramão da sociedade, conduzida à luz de pessoas e ONGs estrangeiras”. Segundo o comandante da Amazônia, “não há consenso sobre a questão indígena nem mesmo na Funai”.
Interrompido várias vezes por aplausos de empresários, professores, militares e alunos, o general Heleno afirmou que os ianomâmis não precisam da terra contínua que, de acordo com a demarcação feita pelo governo, lhes foi atribuída contra parecer da Casa Militar.
O general Heleno criticou também restrições a atividades militares em terras indígenas. “Enquanto eu for comandante militar, minha tropa vai entrar onde for necessário”, disse, referindo-se à Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com voto favorável do Brasil, que garante aos índios a posse e controle autônomo de territórios por eles ocupados.
“Segundo essa disposição, se um chefe ianomâmi resolver proclamar-se imperador, já que pode escolher o regime político, vamos ter de acatar sua decisão”, ironizou o general. “Estão instalando malocas onde não existem e distribuindo gado aos índios para, daqui a alguns anos, alegarem que essa terra sempre foi indígena.”
O comandante da Amazônia observou que um indício de que as ONGs estão por trás da questão indígena é que muitos índios não têm condições de formular reivindicações que fazem. “Há ONGs picaretas entre as 220 mil que atuam no Brasil.”
“Os índios querem ter TV, geladeira e internet”, afirmou o general Heleno, citando uma índia que disse seguir a tradição de seu povo, mas que quer ter os benefícios do século 21.
Referindo-se à reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, onde os não-índios deverão ser retirados pela Polícia Federal, advertiu que a situação é difícil, mas extrapola a ação do Exército, pois está nas mãos da Presidência da República e do Supremo Tribunal Federal. Ele disse estranhar que não haja problemas desse tipo em áreas indígenas como a de Dourados (MS), mas sim numa região onde há urânio e outras riquezas minerais.

Fonte:
http://www.exercito.gov.br/Resenha/homepage.htm#4
www.exercito.gov.br

Resposta enviada a mim pelo senador Álvaro Dias...

Meu prezado Célio Wanderley,
Sua preocupação como macuxi é valida.É preocupante,mesmo, a situação do Estado de Roraima, no Extremo Norte do país. Infelizmente, o governo do PT negligenciou este aspecto ao demarcar de forma continua a reserva indígena Raposa Serra do Sol de Roraima.Essa reserva contínua tem 1,7 milhão de hectares, o equivalente a mais de 17 mil quilômetros quadrados – área superior a de muitos países europeus. Somente as dimensões já demonstram o tamanho da irresponsabilidade do Lula ao assinar o decreto demarcatório. As Forças Armadas que conhece bem a região, são radicalmente contra a demarcação, tal com o Lula fez. É por essa razão que o Exército mantém um pelotão especial de fronteira, em Uiramutã, no coração da reserva. Há fartura de estudos de estrategistas militares alertando que a reserva contínua diminui os controles e facilita a ampliação do vazio demográfico numa região de fronteira, suscetível aos mais variados tipos de conflito por interesses externos. É um tema que afeta a área militar por se tratar de soberania nacional e se choca contra o direito dos índios, cujo direito a terra não pode ser negado..Não há duvida de que os índios de Roraima merecem sua reserva,mas é também induvidoso que a reserva Raposa Serra do Sol, nos moldes que que o governo do PT instituiu, é um absurdo e,como provam os militares,coloca em risco a segurança nacional na região,uma região,é bom que se repita, de fronteira. Eu daqui do Senado tenho defendido a tese de que o governo deve rever sua posição e reconhecer que interferiu equivocadamente na vida social e econômica do Estado de Roraima,ainda em formação, além de comprometer a segurança do país na região.Mas, sinceramente. não creio que o governo do PT tenha essa grandeza. Como a questão da demarcação está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal, a esperança é a de que a nossa maior corte de Justiça dê ao problema a solução que o governo petista não quer dar.
Cordialmente,
Alvaro Dias
Email : alvarodias@senador.gov.br
Visite nossa página na internet www.senadoralvarodias.com
Blog : http://senadoralvarodias.blogspot.com/

Nenhum comentário: