terça-feira, 20 de maio de 2008

Funai e governo de Roraima querem Exército em reserva

Em lados opostos na disputa pela demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a Fundação Nacional do Índio (Funai), que defende a manutenção da homologação da área de 1,7 milhão de hectares, e o governo de Roraima, a favor da demarcação em ilhas, concordam com a necessidade de que o Exército esteja presente na região para evitar conflitos e mortes após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Funai, Márcio Meira, afirmou que o órgão sempre se posicionou a favor de que o Exército esteja presente nas linhas de fronteira. Segundo ele, existem mais de 20 pelotões de fronteira do Exército na Região Norte e muitos estão em terras indígenas. “Não há nenhuma contrariedade constitucional de termos a presença das Forças Armadas nas terras indígenas, que são terras da União”, afirmou Meira.O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), reforçou a necessidade de que o Exército esteja na região. Ele teme que a decisão do STF, a favor ou contra a demarcação, acirre os ânimos entre índios e arrozeiros. “Acho que após a decisão, a instituição que tem mais legitimidade, mais conhecimento para ir para a região, é o Exército Brasileiro. Se o Exército for para lá, resolve a situação”, pontuou.Hoje (20), Meira e Anchieta Júnior participaram de reunião do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, que discutiu a situação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Após a ida de um grupo de conselheiros a Roraima, a OAB decidiu encaminhar ao governo federal, ao STF e ao Ministério da Defesa um relatório indicando a necessidade de ampliar o contingente de soldados da Força Nacional de Segurança na região e de enviar tropas militares para a terra indígena.”Estamos solicitando o reforço na segurança para que, seja qual for a decisão, não haja violência e não tenhamos mortes”, disse o presidente da OAB, Cezar Britto. “Não podemos ficar anunciando uma morte que poderá acontecer. É hora da prevenção. E é nesse sentindo que vamos atuar”, completou Britto.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Concordo com esta decisão mas tem um enorme problema, os índios do CIR não concordam com isso! Aqui mesmo no blog vocês poderão ler sobre o caso que esta sendo julgado pelo STJ sobre o caso de confronto entre índios e o Exército Brasileiro.
Sabe porque aconteceu o confronto? Porque os índios ligados ao CIR não deixaram o Exército entrar dentro das aldeias e ir mais para o interior da reserva. Os soldados estavam fazendo um mapeamento da região e foram impedidos de entrar! Os soldados chamaram reforços, minutos depois helicopteros com 40 soldados pousou na região e os índios apontaram suas flechas para os soldados que tem o direito constitucional de circular pelas terras sem autorização prévia dos índios. Felizmente, os soldados contrariaram a vontade dos índios e entraram, porém mais tarde, o prórpio CIR comunicou ao Ministério Público Federal que impediu que outro grupo de soldados entrassem nas aldeias e mais para o interior das reservas.
Curioso não? Antes da demarcação a ONG Conselho Indigenista de Roraima (CIR) não quer o exército e depois, como a demarcação esta sendo julgada no STF eles aceitam o Exército de braços abertos. Eu me pergunto o que vem depois da decição do STF!

Nenhum comentário: