terça-feira, 20 de maio de 2008

Índios jogam futebol para manter a vigília


Campeonatos de futebol são a arma de índios da Vila Surumu, na reserva Raposa/Serra do Sol, para manter um acampamento próximo à cerca da fazenda do arrozeiro Paulo César Quartiero.
"Com o campo de futebol, ninguém desanima", diz o líder indígena Martinho Macuxi Souza, 37, assistindo anteontem, no acampamento, a uma partida do time da Pedra contra o do Barro. A taça era uma garrafa de Coca-Cola. Martinho diz que o futebol ajuda os índios "a ter paciência" para esperar o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir se os arrozeiros serão retirados da reserva.
O acampamento foi montado em frente à fazenda de Quartiero, o líder dos arrozeiros que ocupam áreas dentro da reserva. Os índios querem a retirada deles .
No acampamento, chamado de "Comunidade Dez Irmãos", em referência índios feridos a tiros no início do mês em confronto com seguranças de Quartiero, há ao menos 150 índios, 52 barracas de lona, uma quadra de vôlei de areia e o campo de futebol. Os jogos ocorrem diariamente. Até a noite, com pouca iluminação, os índios jogam. "É uma forma de manter a vigília [à fazenda]", diz Martinho. (HUDSON CORRÊA)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta "vigília" não deveria ser feita pelos homens da policia federal e pela força nacional de segurança? A decisão do STF ficou para meados de junho, será que eles vao fabricar outro confronto com os funcionários da fazendo as vésperas da decisão do STF para tentar influenciar na decisão dos ministros?

Nenhum comentário: