sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Caça sueco é derrotado em concorrência na Noruega

O avião Gripen NG, sueco, finalista do programa F-X2 do Comando da Aeronáutica para escolha do novo caça avançado brasileiro, foi rejeitado pelo Ministério da Defesa da Noruega no projeto de renovação da frota de aeronaves de combate.

De acordo com a ministra da Defesa Anne-Grete Erichsen, o governo norueguês vai "manter seus compromissos em relação ao F-35 JSF", caça americano da Lockheed-Martin. O modelo não participa do processo de aquisição pelo Brasil.

Embora incluído na relação de consultas internacionais, o F-35 não foi submetido à apreciação do Alto Comando pelo fabricante. Toda a tecnologia do jato é considerada de acesso restrito e não pode ser transferida, exigência básica do F-X2.

Anne-Grete Erichsen, em nota oficial, explicou que o caça americano foi "o único candidato que atendeu às necessidades especificadas - e a custo mais baixo que o do Gripen NG". A ministra destacou que o equipamento está sendo considerado de maneira ampla "no conjunto da política de defesa de longo prazo". Segundo ela, o JSF acabou se revelando o melhor entre os dois concorrentes, observados alguns tópicos como missões de inteligência, interceptação, interdição e ataque ao solo.

O Gripen NG disputa com o F-35 outros dois contratos, na Dinamarca e na Holanda. A encomenda da Noruega envolve um lote inicial de 48 aeronaves, no valor de US$ 2,5 bilhões - cerca de US$ 52 milhões por unidade.

 

DESAPONTAMENTO

O presidente da SAAB, fabricante do Gripen NG, Äke Svensson, revelou-se "desapontado e surpreso com a decisão do governo da Noruega, uma vez que o Gripen satisfaz todas as exigências operacionais a um preço fixo e conhecido".

Äke frisou que era oferecido "forte pacote de cooperação industrial". Referindo-se indiretamente ao Brasil, destacou o propósito de concentrar ações "em todos os países onde ocorrem licitações e o caça se apresenta como alternativa".

A corporação está presente em licitações ou escolhas também na Suíça, Índia, Romênia, Bulgária e Croácia. A Tailândia, Hungria e África do Sul optaram pelo Gripen.

A versão NG, oferecida ao Comando da Aeronáutica e incluída entre os três finalistas - com o Rafale C, da França, e o F-18 E/F, dos Estados Unidos - para escolha F-X2, incorpora sistemas de bordo de última geração e expande as capacidades originais.

Compacto, medindo apenas 14 metros, recursos para reabastecimento em vôo, velocidade de 2,1 vezes a do som, ganhou maior capacidade para carga de ataque, radar multi modo e motor com 20% mais empuxo.

Nenhum comentário: