sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Jobim diz a Gates que EUA precisam aliviar restrição a Cuba

Os EUA precisam mudar sua política em relação a Cuba para que recuperarem sua imagem na América do Sul: esse foi o conselho que o ministro da Defesa Nelson Jobim deu a seu colega americano, Robert Gates, em reunião no Pentágono ontem. “Eu disse ao secretário:existe uma visão um pouco negativa dos EUA na América do Sul e os americanos precisam reconquistar suas posições. Eu disse a eles que não há que se perguntar se essa percepção é justa ou injusta, é fato”, descreveu Jobim, após reunião com o secretário de Defesa. “Um dos elementos para a recuperação da imagem americana é uma mudança na relação com Cuba, sem isso a percepção vai continuar a mesma.”

Jobim disse que já há uma mudança no tom do relacionamento entre EUA e América do Sul por causa do novo governo - Gates será mantido no cargo pelo presidente eleito Barack Obama. “Eles não vêem mais a América do Sul como um ‘down there’ (lá embaixo), mas sim como um parceiro que pode colaborar”, disse Jobim. “Eles caminham para uma presença mais tranqüila e receptiva no mundo, menos impositiva.”

Hoje ele vai se encontrar com o general da reserva James Jones, que será o Assessor de Segurança Nacional de Obama. “Será uma conversa de amigos”, disse. Segundo Jobim, os dois se conheceram durante um jantar na Suprema Corte em Washington. “O general é muito simpático; ele fala francês, minha mulher também fala francês fluentemente. Depois do jantar, fomos para um bar.”

Jobim discutiu com Gates a compra de caças para a Força Aérea Brasileira. O Brasil pretende comprar 36 caças em encomenda inicial, em uma compra que pode chegar a 150 aviões no longo prazo - um negócio de US$ 2,5 bilhões. Entre os finalistas na análise do Ministério da Defesa estão caças americanos (F-18), franceses e suecos. Suecos e franceses não impõem nenhuma restrição à transferência de tecnologia, uma exigência brasileira, mas os americanos resistem. “Sem transferência de tecnologia não tem conversa, eu disse a ele.”

Segundo Jobim, não se tocou no assunto de cooperação militar entre Rússia e Venezuela na reunião. “Afinal, é um assunto dos russos com os venezuelanos.” O ministro brasileiro se reúne hoje com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, e com a ex-secretária de Estado Madeleine Albright, que está recebendo delegações estrangeiras em nome da equipe de transição de Obama.

Nenhum comentário: