sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EUA tentam reduzir tensão entre vizinhos

O governo dos EUA lançou ontem uma ofensiva para tentar diminuir a crescente tensão entre Índia e Paquistão após os ataques da semana passada em Mumbai (ex-Bombaim). Enquanto a secretária de Estado, Condoleezza Rice, visitou Nova Délhi para discutir a investigação, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, almirante Michael Mullen, foi a Islamabad para conversar com autoridades paquistanesas.

“Esse é o momento para todos cooperarem e de modo transparente - o Paquistão em especial”, disse Condoleezza. “O Paquistão tem de agir com urgência, além de cooperar integralmente e com transparência.”

A secretária de Estado ainda afirmou que, mesmo se for provado que os responsáveis pelos ataques não têm vínculos com o governo paquistanês, Islamabad ainda tem a responsabilidade de agir “duramente” contra eles. Ela também advertiu a Índia a não tomar medidas que provoquem “conseqüências indesejadas”.

Após sua visita a Nova Délhi, Condoleezza deve seguir para Islamabad, aonde Mullen chegou ontem. O almirante pediu ao governo do Paquistão que investigue de modo “agressivo” todos os possíveis vínculos que os terroristas que atacaram Mumbai possam ter com grupos no território paquistanês. Mullen ainda disse que Islamabad tem de iniciar ações mais planejadas contra militantes extremistas nas outras partes do Paquistão.

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, reiterou ontem que não há evidências suficientes para provar que os terroristas eram paquistaneses. Zardari também afirmou que não aceitará o pedido da Índia para que o Paquistão entregue 20 suspeitos de terrorismo. O presidente declarou que, se for comprovada a culpa desses suspeitos, eles serão julgados pela Justiça paquistanesa.

Ontem, o governo indiano anunciou que encontrou e desativou explosivos deixados na estação de trem de Mumbai após os ataques da semana passada.

Nenhum comentário: