sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ministro da Justiça diz que não há crise entre Abin e Polícia Federal

RIO - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje, no Rio de Janeiro, que não há crise entre a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo ele, o que está havendo é apenas a investigação da suposta colaboração “irregular e informal” entre agentes das duas instituições, durante a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.

- Está sendo investigado se isso efetivamente ocorreu. A partir do momento em que o general Félix [Jorge Armando Félix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência], o Luiz Fernando [Corrêa, diretor da PF], eu e o diretor da Abin nos reunimos e começamos a trabalhar juntos, não havia mais uma instabilidade entre as agências - disse.

Tarso Genro elogiou ainda a decisão da Justiça de autorizar que a Abin acompanhe a perícia de seus computadores, que será feita pela Polícia Federal, para apurar as supostas irregularidades ocorridas durante a Operação Satiagraha.

- Essa nossa postura, da Abin e do Ministério da Justiça, pedindo que o acompanhamento [da perícia dos computadores pela Abin] fosse feito, demonstra que essa colaboração está madura, vai continuar e vai ser cada vez mais formal - afirmou o ministro, referindo-se ao documento que a PF e a Abin devem assinar até o final do mês, regulamentando a cooperação entre as duas agências.

Nenhum comentário: