sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Conselho aprova Plano de Defesa

Teor completo do projeto só deve ser conhecido na próxima semana

 

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ontem o Conselho de Defesa Nacional, que aprovou por unanimidade o Plano Estratégico Nacional de Defesa. A idéia do presidente é lançar o plano na próxima quinta-feira em uma solenidade no Palácio do Planalto. O projeto prevê investimentos na indústria bélica nacional e também mudanças no serviço militar obrigatório.

Interlocutores do presidente informaram que Lula disse que o Brasil vai ter um plano do tamanho de sua necessidade. O comentário foi feito durante a reunião do conselho que durou cerca de duas horas.

 

Elaboração

O plano foi elaborado ao longo de 2007 e 2008 pelos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) com apoio dos comandantes militares. Além da ampliação de recursos para o setor, há também mais investimentos nas orientações para as atividades das Forças Armadas e estímulos para a indústria bélica nacional.

Segundo especialistas, o plano se baseia em três eixos. O primeiro trata da "reconfiguração, reorientação e reposicionamento" das Forças Armadas. O segundo faz referência à reconstrução nacional da indústria de defesa incluindo os setores público como também o privado.

No terceiro eixo, o plano trata da "recomposição" das Forças Armadas e de mudanças no serviço militar com o objetivo de torná-lo de fato obrigatório para aqueles que as Forças entenderem como mais aptos. No texto há ainda propostas, definidas como sigilosas, para o uso das Forças Armadas em situações de conflitos armados. Outro item considerado delicado é o que se refere ao uso das Forças com poder de polícia. A idéia inicial é criar uma regulamentação mais rigorosa para os casos, diminuindo as possibilidades de intervenção das forças em situações de conflitos internos.

(Com agências)

 

Nenhum comentário: