terça-feira, 10 de junho de 2008

'O índio é coadjuvante', diz governador de Roraima sobre Raposa Serra do Sol

Em seminário no Rio, José de Anchieta Júnior defende ilhas indígenas na região. Para presidente do Clube da Aeronáutica, há exagero ambientalista.
“O índio é coadjuvante nessa briga”, disse o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, sobre a polêmica acerca da demarcação de terras indígenas na Reserva Raposa Serra do Sol. A declaração foi dada pelo governador no seminário sobre a reserva e a soberania da Amazônia, no Clube da Aeronáutica do Rio, nesta quinta-feira (29). Para Anchieta, é necessário discutir os interesses nacionais e internacionais. “Me preocupo mais com europeus e americanos e suas centenas de ongs na Amazônia do que com a Venezuela, com quem fazemos fronteira”, afirmou.
Conflitos
A demarcação contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol ganhou destaque neste ano, depois que a Polícia Federal deu início a uma operação para retirada de não-índios da região. Moradores protestaram e o estado conseguiu, na Justiça, suspender a ação.

Mesmo assim, os conflitos continuaram. O episódio de maior gravidade ocorreu no início de maio, quando pelo menos nove índios foram baleados. Eles foram atacados enquanto construíam casas em uma área supostamente invadida.

O governador Anchieta Júnior defendeu, nesta quinta, a criação de ilhas indígenas nessa área. Ele disse ainda que o estado vive um momento de paz enquanto aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação da terra.
'Há exagero ambientalista', diz brigadeiro
Num discurso em prol da soberania nacional, o presidente do Clube da Aeronáutica, brigadeiro Ivan Frota, disse que há um exagero ambientalista. “Temos que chegar a um entendimento entre os interesses indígenas e a nossa soberania. Mas não podemos dizer que o Brasil todo é dos índios porque eles estavam aqui antes”, disse. Frota afirmou ainda que o Governo federal deveria coibir pressões de entidades não-governamentais sobre a polícia indígena.

Nenhum comentário: