quinta-feira, 12 de junho de 2008

ONG promove invasão branca da Amazônia, diz general

Diante de quase 700 pessoas, reunidas em São Paulo, o general da reserva Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia, disse ontem que aumentam a cada ano as pressões pela internacionalização da Amazônia e alertou que ?a invasão branca? da região já começou, por meio das ações de organizações não-governamentais (ONGs).
Ele afirmou que as terras indígenas na fronteira norte do País constituem a ponta de lança para que a região seja desmembrada do País, ou, conforme sua expressão, ?são o germe da secessão?. E explicou: ?Hoje elas pertencem ao Estado brasileiro, mas há uma trama internacional para que se tornem nações indígenas e depois deixem de ser propriedade do Estado.?
O general concluiu dizendo, em referência aos vazios demográficos da Amazônia, que ?a marcha para o Oeste e o Norte é o desafio da nova geração?. Foi aplaudido em pé. O encontro foi organizado pelo Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, que abriga quase cem entidades, como Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), Federação das Indústrias (Fiesp) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A proposta inicial era um debate em torno do tema A Realidade da Amazônia - Soberania Ameaçada, Farsa ou Realidade?. Desde os primeiros instantes, porém, o encontro caracterizou-se como uma espécie de ato em defesa da soberania e contra a demarcação da terra indígena em Roraima, que está sendo analisada no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: