sábado, 7 de junho de 2008

'Brasil não tem controle sobre o desmatamento'

'The Economist' diz que governo não sabe 'quem é dono de quê'

Reportagem da revista britânica "The Economist" desta semana afirma que é quase impossível para o governo brasileiro controlar o desmatamento e a exploração da Floresta Amazônica. De acordo com a publicação, que apresentou um panorama dos problemas da região, praticamente não há controle sobre a propriedade de terras na Amazônia. "Uma vez que o governo não sabe quem é dono de quê, reforçar qualquer norma é impossível".
Com o título, "Bem-vindo à nossa selva que encolhe", a revista tenta explicar os motivos que levaram a senadora Marina Silva a deixar o Ministério do Meio Ambiente e chama seu substituto, Carlos Minc, de "hiperativo".
A reportagem termina dizendo que "na prática é quase impossível para o governo impor sua vontade nos limites de seu império, mesmo se quisesse. Os membros da tribo fotografada recentemente (uma referência aos índios encontrados perto da fronteira do Peru, que nunca tiveram contato com a civilização) não são os únicos que não reconhecem a soberania do Brasil na Amazônia".

Nenhum comentário: