sábado, 18 de outubro de 2008

Brasil quer "amedrontar" Paraguai, diz prefeita de Ciudad del Este

CIUDAD DEL ESTE - A prefeita da Ciudad del Este, Sandra McLeod, afirmou em comunicado que a "mobilização militar brasileira" na fronteira com o Paraguai quer "amedrontar" o povo de seu país.

Segundo o embaixador brasileiro em Assunção, Valter Pecly Moreira, tropas brasileiras estão apenas realizando exercícios de rotina, que também acontecem nas fronteiras que o Brasil tem com Bolívia e Uruguai.

Todavia, Sandra expressou seu "total repúdio e desacordo com a prática, que só incentiva abusos".

Segundo a prefeita, o objetivo do exército brasileiro é "fazer demonstração de força ou amedrontar o povo paraguaio, principalmente a população da Ciudad del Este".

Sandra considera que o Brasil, como país soberano, está em seu direito de realizar atividades dentro de seu território, mas não permite que os cidadãos de seu país sejam considerados "delinqüentes".

Autoridades paraguaias disseram estar "de olho" na situação. O ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, chegou a pedir que a questão dos exercícios das tropas brasileiras fosse tratada no Conselho de Defesa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

De acordo com o comunicado, "unidades militares do Paraguai devem ficar atentas ao desenrolar das práticas habituais que as tropas brasileiras fazem na fronteira com o país".

Nenhum comentário: