terça-feira, 28 de outubro de 2008

Governo reforça policiamento para plantio de brasiguaios

O governo paraguaio anunciou ontem um reforço de policiamento em várias regiões agrícolas do país para garantir o início do plantio de soja, em risco devido a ameaças de grupos sem terra. O esforço será concentrado no departamento de San Pedro (norte) e nas propriedades dos produtores brasileiros, os brasiguaios.

No município de Lima, em San Pedro, centenas de sem-terra estão acampados próximos a propriedades de brasileiros e ameaçam impedi-los de plantar. Alguns brasiguaios tiveram que negociar com sem-terra para realizar a última colheita de inverno.

"Vamos resguardar a propriedade privada, vamos resguardar o plantio", disse o comandante da Polícia Nacional, Federico Acuña. O governo anunciou também a compra de 22 mil hectares em San Pedro para distribuir a 1.800 famílias de camponeses. No total, os sem-terra são cerca de 400 mil no país.

O presidente Fernando Lugo, eleito com apoio dos sem-terra, sofre, desde que assumiu, em agosto, pressões por medidas contra a concentração de terras.

Na última sexta, Lugo despachou de San Pedro, sua base política e uma das zonas de maior tensão entre os sem-terra e os brasiguaios, responsáveis por 60% da produção de soja paraguaia.

Ontem, Lugo foi recebido por George W. Bush, em Washington. O presidente americano elogiou a intenção do mandatário paraguaio de combater a corrupção, uma de suas bandeiras de campanha. Lugo se disse comprometido com "o reforço das relações históricas [do Paraguai] com os EUA".

Com a Efe. 

Nenhum comentário: