terça-feira, 14 de outubro de 2008

Gen Elito:"Sim, é uma demonstração de

Comando Militar do Sul
Operação Fronteira Sul II 2008


Gen Elito:"Sim, é uma demonstração de 
força, pois somos uma Força"

NOTA DEFESA@NET: Em mais esta demonstração de força, as Forças Armadas enviam outro recado aos países vizinhos. Uma semana após a publicação do decreto que permite a ação militar para defender os interesses do Brasil mesmo que seu território não tenha sido invadido, os militares brasileiros farão um exercício com tiro real em toda fronteira sul do país. Segundo informações passadas por um importante militar do Comando Militar do Sul, este exercício – o segundo neste ano – tem o objetivo de alertar o governo paraguaio de que os militares brasileiros estão atentos e preocupados com a situação dos brasiguaios. Durante a Operação Fronteira Sul II, a 5º Divisão de Exército colocará sua sede operacional em Foz do Iguaçu, de onde vai comandar todas as operações militares nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Mobilização dos elementos da 5ª Divisão de Exército na Operação Fronteira Sul II

Operação Fronteira Sul II

Comando Militar do Sul - CMS

A Operação Fronteira Sul é uma operação real com tropas do Comando Militar do Sul (CMS) na faixa de fronteira enfocando as estratégias da presença e da dissuasão. Terá início no dia 13 de outubro e se estenderá até o dia 24 de outubro. A Operação vai permitir atuar de forma combinada com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, além de integrar o Exército com os Órgãos Federais e Estaduais das áreas de segurança pública e de fiscalização, voltados para o combate aos ilícitos transfronteiriços que ocorrem nas áreas lindeiras entre Brasil-Uruguai, Brasil-Argentina e Brasil-Paraguai, em conformidade com a Lei Complementar Nr117, de 2 de setembro de 2004. 

Neste ano, além do simples estabelecimento de Posto de Apoio à Repressão de Ilícitos na Fronteira (PARIFRON - pelotões que atuam em postos de segurança estáticos ou móveis compostos por uma guarnição de militares do Exército, estacionado em um determinado local e desdobram em seu interior um Posto Fiscalizador, integrado por policiais federais, estaduais, fiscais fazendários, ambientais, federais ou estaduais, sendo delimitado, para fins legais e jurídicos como "área militar"), o CMS intensificará a fiscalização de produtos controlados (armas, munições e explosivos), realizará exercícios de Garantia da Lei e da Ordem, tiro real com carros de combate, artilharia, armamento leve (fuzis e metralhadoras) e aviação do Exército. Helicópteros, aeronaves, embarcações e viaturas realizarão patrulhas nas áreas de fronteiras. 

Paralelo à Operação, Ações Cívicos Sociais (ACISO) estarão sendo realizadas, que se constituirão de atendimentos de saúde, emissão de documentos, atividades lúdicas voltadas para as crianças, trabalhos de engenharia como recuperação de estradas e pontes, construção de cisternas, entre outros serviços que beneficiarão a comunidade.

O CMS atuará em conjunto com a Receita Federal, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Secretarias de Segurança dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por intermédio de suas Polícias Militares e Civis, IBAMA, Agência Brasileira de Inteligência, o 5º Distrito Naval e o V Comando Aéreo Regional. As tropas serão da 3ª Divisão de Exército, 3ª Região Militar, 5ª Região Militar/5ªDivisão de Exército e da 6ª Divisão de Exército, que operarão desde Guaíra/PR até o Chuí/RS. Serão empregados mais de 10 mil militares.

O Comandante Militar do Sul e Comandante da Operação Fronteira Sul, General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, ressalta que cerca de 2.500 km de fronteiras da Região Sul do País estãrão sendo fiscalizadas, com ações diurnas e noturnas de tropas do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

As unidades militares que participarão da Operação são sediadas nas seguintes cidades: no Estado do Paraná – Curitiba, Ponta Grossa, Palmas, Guarapuava, Cascavel, Apucarana, Guaíra, Rio Negro, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão; no Estado de Santa Catarina – Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau e São Miguel do Oeste; no Estado do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Bento Gonçalves, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento, Bagé, Pelotas, Jaguarão, Chuí, Santo Ângelo, Ijuí, Santiago, Alegrete, São Gabriel, Dom Pedrito e Rio Grande. Também serão empregadas tropas do Estado de São Paulo – Taubaté e Caçapava e do Estado de Goiás – Goiânia.

Nenhum comentário: