terça-feira, 25 de novembro de 2008

Defesa e petróleo atraem russos

Acompanhado de empresários e ministros, Dmitri Medvedev se reúne no Rio de Janeiro com autoridades brasileiras. Parceria militar e investimentos no setor de energia são os principais temas em negociação

Da equipe do Correio

 

A visita do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ao Rio de Janeiro, abrirá oportunidades de cooperação nas áreas energética, de exploração de petróleo em águas profundas, aeroespacial e nuclear. Ele desembarcou ontem à noite na capital fluminanse acompanhado de empresários que concentram mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de seu país e de três ministros importantes: Sergei Lavrov (Relações Exteriores), Alexey Gordeev (Agricultura) e Sergei Shmatko (Energia). A comitiva deve assinar ainda três acordos que vão estabelecer a parceria militar em sua primeira visita ao Brasil.

De acordo com uma fonte da Secretaria-Geral do Itamaraty, os três acordos abrangeriam a cooperação tecnológica, a proteção à propriedade intelectual e a segurança de informações. Eles complementariam um acordo-quadro de cooperação assinado em 15 de abril pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e pelo secretário interino do Conselho de Segurança da Federação Russa, Valentin Alekseevitch. Moscou considera imprescindível a assinatura desses documentos para estabelecer o desenvolvimento conjunto de equipamentos na área da defesa.

As negociações com a Rússia ocuparam grande parte da agenda de Mangabeira Unger nos últimos seis meses. Ele tem interesse em parcerias nas áreas de foguetes e satélites de sensoriamento remoto e de navegação — os russos ofereceram seu sistema Glonass como opção ao GPS norte-americano. Outro ponto importante é a assinatura de um acordo de cooperação na área nuclear. O tratado abre a possibilidade de participação brasileira na produção de um reator autoregenerador (fastbreeder), que se alimenta de lixo radiativo.

Apesar de manter avançados contatos com a França no campo da propulsão atômica, a Marinha não descartou a possibilidade de introduzir tecnologia russa em seu futuro submarino nuclear de ataque, que deve ficar pronto em 2020. A Secretaria de Assuntos Estratégicos mantém contatos discretos com a Rosoboronexport, estatal que engloba as exportações militares de Moscou. Medvedev pode, inclusive, visitar o Comando da Marinha.

Existe um prêmio de consolação pela desclassificação do caça Sukhoi 35 do programa F-X2 de renovação da frota de combate da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, um dos mais avançados, foi oferecido ao custo de 50 milhões de euros. Os russos condicionaram a transferência de tecnologia à assinatura dos acordos, o que desagradou a Aeronáutica. O governo brasileiro finalmente assinará o contrato para a compra de 12 helicópteros de ataque Mil Mi35, selecionado em julho.

 

Petróleo

A comitiva empresarial reúne todos os setores, da agroindústria à indústria espacial. O maior investidor, no entanto, é a Gazprom, a gigante estatal petrolífera. Em 2009, a empresa pretende abrir um escritório no Rio. A Petrobras, hoje, é a maior especialista na produção de petróleo em águas profundas, superando inclusive a Noruega. Ao lado do Brasil, a Rússia foi o único país a completar os estudos determinados pela Convenção das Nações Unidas para os Direitos do Mar. Com isso, conhece exatamente o potencial de produção nas áreas de pré-sal. As expectativas são de que a visita amplie o atual intercâmbio de US$ 5 bilhões para US$ 10 bilhões, algo considerado realista pelo Itamaraty.

 

Nenhum comentário: