terça-feira, 25 de novembro de 2008

Odebrecht demite no Equador

Em meio à crise empresa brasileira se mobiliza para deixar o paísExpulsa do Equador pelo presidente Rafael Correa, a construtora brasileira Norberto Odebrecht finaliza os preparativos para deixar o país, em meio ao acirramento da crise entre os governos brasileiro e equatoriano. A intenção da empresa é sair de lá o mais rápido possível.

Para isso, a empreiteira está concluindo o processo de demissão dos 3,8 mil funcionários (37 deles brasileiros). Segundo a Odebrecht, a maioria dos empregados já foi demitida.

Em outubro, a empreiteira foi expulsa por Correa após um impasse na negociação sobre a reforma da hidrelétrica de San Francisco, construída pela empresa.

Após 21 anos no Equador, a construtora revelou que muitos trabalhadores foram formados dentro da Odebrecht e, “se quiserem”, poderão permanecer nos quadros da empresa.

O governo equatoriano anunciou na semana passada que não pagará o empréstimo de US$ 243 milhões contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que provocou uma crise entre os dois países. O financiamento foi concedido justamente para custear a obra da usina. Hoje, o embaixador brasileiro no Equador, Antonio Porto – convocado pelo governo brasileiro para consultas –, deverá prestar esclarecimentos no Senado.

Nenhum comentário: