terça-feira, 25 de novembro de 2008

Navios russos chegam à Venezuela

Uma frota de quatro navios russos chegou ontem à noite às águas da Venezuela para realizar manobras conjuntas com embarcações do país sul-americano. O exercício naval marca a retomada da presença militar de Moscou no Caribe pela primeira vez desde a Guerra Fria e desafia a influência dos EUA sobre a América Latina.

Depois de uma viagem de mais de dois meses, está previsto que uma parte dos navios russos atraque no Porto de La Guaira, perto de Caracas, e outra se dirija para Puerto Cabello, em Carabobo. Entre os navios que chegarão à Venezuela está Pedro, o Grande, um dos maiores cruzadores do mundo, movido a energia nuclear.

Ontem, um porta-voz da Marinha russa afirmou que os exercícios conjuntos serão realizados de hoje até segunda-feira. A chegada da frota à Venezuela coincidirá com a visita histórica que o presidente russo, Dmitri Medvedev, fará a Caracas.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que as manobras não representam uma ameaça para a região, mas garantiu que acompanhará os exercícios “bem de perto”.


Nenhum comentário: