Índios econômicos
Cerca de 200 líderes da Associação Yanomami Hutukara (HAY), representando os 15.000 indios espalhados no território da Venezuela e outros 15.000 no território brasileiro, estão reunidos até dia 30 de Novembro em assembléia geral.
Como se fossem membros de uma imensa “nação independente”, os indígenas vão debater e deliberar sobre: o Projeto de Lei de Mineração em Terras Indígenas, Saúde Indígena, o Estatuto do Índio, crescimento do garimpo, defesa e proteção da terra e do povo Yanomami.
ONGs internacionais e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário Internacional) estão presentes na organização e financiamento do encontro.
Trata-se de um movimento para formação de uma nova nação, independente do Brasil e dependente das ONGs, do CIMI, e da WWF do príncipe Charles...
ìndio quer grana
Os índios cinta-larga voltaram a explorar clandestinamente diamantes na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, apesar da vigilância da Polícia Federal.
Os diamantes são contrabandeados para o exterior a preços aviltados ou são "lavados" em Ijuina (MT), onde o garimpo é legal.
Na área indígena há 28 jazidas de diamantes, a maior reserva do mundo.
Cláudio Humberto denuncia hoje que tal exploração é controlada por meia dúzia de caciques, que estão ricos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário