quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Exército realiza Operação Pacajá II

TOA - Teatro de Operações da Amazônia
DEFESA@NET 10 Novembro 2008
Diário do Amapá 10 Novembro 2008 

Raposa Serra do Sol
Exército realiza Operação Pacajá II 
na fronteira com a Guiana Francesa

Deslocamento de tropa através da BR-156 no Estado do AmapáDefesa@Net

Segundo informações fornecidas por uma fonte militar de Defesanet, a Operação Pacajá II é uma missão real que possui aspectos ainda desconhecidos, podendo ter repercussão internacional.

Pela descrição apresentada pela imprensa local a Operação Pacajá II tem estrutura similar às demais Operações Fronteiras que vêm sendo realizadas já há alguns anos.

A atenção do Comando Militar da Amazônia à chamada Amazônia Oriental tem em muito com os acordos assinado com a França para a participação conjunta na proteção do Centro de Lançamentos Espacial de Kourou.

Links
Acordo Brasil-França: SOFA - 2008 
http://www.defesanet.com.br/md1/fr-ru_5.htm 
Operação Curare - 2007 
http://www.defesanet.com.br/eb1/op_curare.htm


O Comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército realiza a Operação Pacajá II, no Estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa. 

A Operação Pacajá II é um exercício militar que possibilita realizar o adestramento das tropas em ações no interior da selva. 

Esse exercício de adestramento também propicia apoio aos órgãos públicos federais e estaduais com o objetivo de evitar e diminuir a ocorrência de delitos transfronteiriços e ambientais na calha do rio Oiapoque, através da atuação combinada. 

Os objetivos do exercício são: adestramento em ambiente de selva para a defesa da soberania nacional, preservação da integridade territorial, do patrimônio e dos interesses nacionais relativos à Amazônia. 

A área de atuação inclui diversos municípios do Estado do Amapá, com ênfase para a calha do rio Oiapoque. Para conduzir a Operação Pacajá II, o Comando da 8ª Região Militar e 8ª Divisão de Exército estruturou meios de pessoal e material em grande escala.

Participa da operação um efetivo de aproximadamente oitocentos militares oriundos dos Estados do Pará, Amapá e Maranhão, os quais exercitam ações táticas como marcha para o combate, operações especiais, atividades logísticas, comunicações e eletrônica e infiltrações na selva.

Normalmente as operações militares recebem nomes típicos da região, neste caso, o Exército fez uma homenagem ao Rio Pacajá, um dos mais importantes do sul do Estado do Pará. 


Defesa @ Net

Corredor estratégico da Amazônia é causa de cobiça - Roraima concentra minérios nobres e até petróleo, e essa riqueza atrai a cobiça internacional. - REBECCA SANTORO - Novembro 2008 Agência AMAZÔNIA 
http://www.defesanet.com.br/toa1/raposa_30.htm

Para general, ONGs se dedicam ao tráfico de drogas - Marcelo Rech - Inforel http://www.defesanet.com.br/zz/toa_ongs.htm

Para general, vazio de poder ameaça Amazônia - Comandante Militar da Amazônia diz que a ausência do Estado na região norte "ainda vai dar problema". http://www.defesanet.com.br/toa1/aa_poder.htm

Veja a apresentação do Gen Schroeder Lessa, ex-comandante do CMA
http://www.defesanet.com.br/toa/genlessa/

Senadora italiana diz que veio trazer solidariedade aos índios 
http://www.defesanet.com.br/toa/raposa_1.htm

Ministros devem se limitar às comemorações indígenas - Quartieiro alerta para clima tenso na reserva
http://www.defesanet.com.br/toa/raposa_2.htm

Nenhum comentário: