domingo, 24 de agosto de 2008

Brasil: Relator da ONU avalia situação dos índios brasileiros

O Relator Especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, encontra-se de visita ao Brasil para avaliar a situação dos índios locais. No entanto, o relator da ONU esclarece que sua visita é para avaliar as condições dos povos indígenas no país, não apenas a situação em Raposa Serra do Sol, e que sua visita tem o propósito de promover os direitos humanos das populações indígenas num espírito de cooperação com as autoridades brasileiras.
"Dizer que estou a tentar influenciar as decisões do Supremo Tribunal Federal em relação ao caso da Raposa Serra do Sol, descaracteriza tanto o propósito de minha visita como a natureza do mandato que recebi do Conselho de Direitos Humanos da ONU", afirmou James Anaya, em resposta às notícias publicadas sobre a sua visita.
O responsável vai permanecer no Brasil até 25 de Agosto. Dois dias depois, o Supremo Tribunal Federal vai pronunciar-se sobre a demarcação das terras indígenas. O conflito armado entre índios e produtores de arroz obrigou a que a garantia da segurança esteja a cargo da Polícia Federal.

Nenhum comentário: