domingo, 24 de agosto de 2008

Relator da ONU chega à reserva Raposa Serra do Sol

PF reforçou a segurança na região para evitar manifestações violentas.Índios prepararam uma recepção com danças e cantos tradicionais.
O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU), James Anayan, chegou a Roraima na madrugada desta quarta-feira (20). Ele seguiu, por volta das 8h, para a reserva Raposa Serra do Sol. A Polícia Federal (PF) reforçou a segurança na região para evitar qualquer tipo de manifestação violenta.

Na comunidade indígena do Barro, no Surumú, estão reunidos centenas de indíos para receber o representante da ONU. Os tuxauas vão levar ao conhecimento do relator os casos de violência e ameaças que eles têm sofrido.

O último registro de ataques aconteceu há três meses, dentro da reserva, quando um grupo de homens encapuzados atirou contra os índios que tentavam invadir uma fazenda, de propriedade do arrozeiro e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartieiro. Dez índios ficaram feridos.

Para receber o relator, as lideranças indígenas prepararam uma grande recepção, com danças e cantos tradicionais. Nesta quinta-feira (21) Anayan seguirá para a terra indígena Yanomami. No dia 22, irá para a comunidade indígena Malacacheta, município de Cantá, que fica a cerca de 36 quilômetros de Boa Vista.

Nenhum comentário: