terça-feira, 26 de agosto de 2008

“Estão julgando é a nossa vida”

Entrevista Paulo César Quartiero, PREFEITO DE PARACAIMA (RR) E LÍDER DOS AGRICULTORES

Gaúcho de Torres, o arrozeiro e prefeito Paulo César Quartiero é o principal líder dos agricultores da Reserva Raposa Serra do Sol. Ele já foi preso, teve o seu mandato cassado e acabou reposto no cargo. Ele falou com Zero Hora por telefone. Leia os principais trechos:

Zero Hora – Como está a expectativa para o julgamento no STF?
Paulo César Quartiero – Estamos apreensivos. O que estão julgando é a nossa vida. Não só a nossa, particular, mas a vida do município, que eu represento. Se confirmar a demarcação, praticamente será extinto, e o Estado de Roraima terá o seu futuro inviabilizado. Temos de acreditar que a Justiça brasileira faça justiça.

ZH – A região está sob pressão?
Quartiero – É a manifestação chapa branca, como sempre. Os índios são transportados, alimentados e manipulados pelo Ministério da Justiça, pela Polícia Federal e pelo que a gente chama aqui de tridente do diabo, que é o Incra, a Funai e o Ibama.

ZH – Vocês pretendem contrapor essa pressão?
Quartiero – Estamos convocando todos para orar. Uma vigília permanente para que Deus ilumine os ministros para que eles abençoem o povo. Nada mais do que isso. O que tem aqui são famílias destruídas. Tem gente que vive na periferia, jogada. Parece que passamos por uma guerra que destruiu tudo. É um processo muito dolorido e triste.

ZH – Qual é a solução ideal?
Quartiero – O que precisa é de uma política nacional para repovoar as fronteiras. Hoje em dia, temos o uso do ambientalismo e dos índios como pontas de lança de um processo de expulsão dos brasileiros e a substituição por ONGs internacionais.

ZH – E se o Supremo decidir a favor dos índios?
Quartiero – Acho que será uma decisão histórica, senão teremos um Brasil que não dará certo.

Nenhum comentário: