terça-feira, 26 de agosto de 2008

'Índio vai virar guarda-mato sem salário' se vencer no STF,diz chefe dos arrozeiros

STF decide na quarta sobre demarcação da Raposa Serra do Sol.Quartiero discorda do número de19 mil habitantes dado pelos índios.
O prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DEM), produtor de arroz e chefe dos fazendeiros que ocupam área da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, disse que “os índios vão virar guarda-mato sem salário” caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida manter a homologação da área. O julgamento está marcado para esta quarta-feira (27).

Leia também: 'Vamos resistir até o último índio', diz chefe dos macuxi

Segundo Quartiero, se a demarcação for mantida, os produtores deixarão a área, mas os índios não poderão explorar economicamente a terra, devido a limitações impostas pela legislação ambiental. “Eles podem ganhar [a causa no STF], mas não levam. Vão ser condenados a ser guarda-mato sem salário”, disse.

Para ele, a questão envolvida em Raposa Serra do Sol não é apenas sobre a permanência de fazendeiros na área. “É de permanecer e ocupar economicamente”, afirmou. “É ter um plano de desenvolvimento, de repovoamento das fronteiras, de fortalecimento da produção de alimentos. O que está sendo julgado é nossa vida.”
Os produtores de arroz do estado respondem por 7% do PIB de Roraima. Segundo Quartiero, uma decisão contrária aos produtores vai ser uma “catástrofe” à economia do estado. “Vamos viver às custas de repasses da União?” De acordo com ele, as plantações de arroz geram mil empregos diretos -dos quais 20% ocupados por índios, afirma-, e 6.000 indiretos. “Esse pessoal todo vai perder o emprego”, disse. Apenas em suas duas fazendas, que totalizam 9,2 mil hectares, 200 pessoas são empregadas.


Prefeito sem cidade
Quartiero disse que, se o STF decidir que a área deve ser ocupada apenas pelos índios, ele será um prefeito sem município. Isso porque a maior parte da área de Pacaraima está em terras indígenas. A pequena parte do município fora da reserva é de mata inexplorada e em região de serra, sem povoamento. “Vou ser despejado.” O prefeito discorda dos números apresentados pelos índios sobre a população da reserva, de 19 mil habitantes de diferentes etnias. “Se são tantos assim, por que não elegem prefeito, deputado estadual, deputado federal? Eu fui eleito com votos de índios. Eles não passam de 6.000”, disse. Para ele, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) “não pode ser levado a sério”. Eles não representam nada. São ‘ventríloquos de ongueiros.’ É uma minoria.” O prefeito disse ao G1 que está apreensivo sobre a decisão do STF, mas que confia em uma decisão favorável aos produtores de arroz. “Os ministros serão patriotas e farão Justiça”, afirmou.

Nenhum comentário: