sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Índios fecham estrada para impedir marcha de ruralistas

caravana de agricultores que participa da Marcha a Roraima para se opor à demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol foi bloqueada por índios, no final da tarde desta sexta-feira (15), na BR-174, a 54 quilômetros de Boa Vista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio ocorreu na altura do município de Mucajaí. Os policiais estariam tentando negociar com as índios a liberação da passagem para a marcha.
Informações que circularam em Boa Vista, ainda não confirmadas pela PRF, davam conta que os índios queimaram pneus para bloquear a passagem de cerca de 30 caminhonetes que fazem parte do movimento do ruralistas, cujo objetivo é apoiar os arrozeiros que ocupam parte da reserva indígena. Eles podem ser obrigados a abandoná-la, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme, no julgamento marcado para o próximo dia 27, a constitucionalidade da demarcação contínua da área determinada pelo governo.
Populares e arrozeiros contrários à demarcação da terra indígena já estão concentrados no Anel Rodoviário de Boa Vista, na entrada da cidade, à espera da caravana. De Boa Vista, a marcha seguirá para Pacaraima, a 215 quilômetros da capital, onde se localiza a reserva indígena.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: