sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Marcha a Roraima é recebida com fogos na cidade de Manaus

Da Redação
Depois de percorrerem 2.433 quilômetros a Marcha a Roraima chegou na capital Amazonense no início da note de ontem (14). A Federação da Agricultura do Amazonas (FAEA) e a empresa Giovane Transportes de Manaus recepcionaram os marchantes com queima de fogos no portal de entrada da cidade de Manaus e faixas com dizeres ‘Acorda Brasil! A Amazônia é nossa’. A comitiva segue hoje (15) de manhã para Boa Vista, em Roraima, 700 km de Manaus. O trecho requer um pouco mais de atenção, pois a BR pela qual a marcha vai passar pertence a reserva indígena Atuari Miri. Neste trecho o trânsito é liberado das 6h da manhã até às 18h. Com tanta repercussão cogita-se que haverá barreira ou obstáculos pela frente.
Segundo informações a marcha está sendo esperada com muita expectativa e Roraima. Ongs, entidades e indígenas se organizam para subir para Pacairama.
Para chegar à Manaus a travessia foi feita por balsa que levou cerca de 1 hora. Ao desembarcarem no porto da cidade, um grupo de líderes e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo recepcionaram a marcha. Para o vice-presidente da FAEA, Munir Lorenzo, a iniciativa do grupo de produtores de Mato Grosso tem servido como exemplo para o Brasil de solidariedade por uma causa justa e que tem sido alvo de muitos conflitos. “A região de norte do Brasil tem vivido momentos de muita tensão na esfera ambiental”, observou. Ele relembrou que no próximo dia 27, a Suprema Corte Federal estará decidindo a extensão das demarcações das terras indígenas.
Após o encontro em Pacaraima, lideranças da marcha devem se reunir com o General Augusto Heleno Ribeiro, quando deverão discutir sobre a atual situação indigenista em países de fronteira e a realidade brasileira.

Nenhum comentário: