domingo, 24 de agosto de 2008

Relator da ONU diz que relatório sobre Raposa/Serra do Sol será imparcial

O relator especial da ONU para os direitos dos povos indígenas, James Anaya, disse na sexta-feira (22), em reunião com o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), que o relatório sobre a questão da terra Raposa/Serra do Sol a ser apresentado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU será imparcial, apesar de não ter ouvido o grupo contrário à retirada dos arrozeiros da terra indígena.
Anaya, 49, chegou a Roraima na terça (19) e ontem partiu para Mato Grosso do Sul. Ele reafirmou que, devido a "limitações de tempo", reuniu-se apenas com lideranças indígenas favoráveis à retirada dos arrozeiros.
Sobre só ter ouvido um lado da disputa, Anaya afirmou que os índios que se opõem à retirada não o procuraram. "Tenho mostrado a disposição de reunir-me com todos os interessados, mas os outros não me procuraram", afirmou.
"Quero ser justo e minha intenção não é ser parcial. Farei o relatório com base nas situações se se apresentam e critérios de direitos humanos aplicáveis", disse Anaya.
No encontro no palácio do governo, José de Anchieta Júnior disse a Anaya que a discussão sobre a Raposa/Serra do Sol já chegou a exaustão e que agora só resta aguardar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que no dia 27 deve se manifestar sobre a homologação da terra indígena de forma contínua (sem "ilhas" habitadas por não-índios).
A ação que será julgada questiona a demarcação contínua sob o argumento de que ela inviabiliza o desenvolvimento do Estado. "Acredito que a visita do relator é isenta de interesses. Ele veio apenas analisar as parte antagônicas e as controvérsias com relação a essa questão", disse o governador.

Nenhum comentário: